História

Entenda a história
do sovietwave

Há uma espécie de responsabilidade cultural de documentar as esperanças e ansiedades associadas àquilo que pode se considerar como uma tragédia sem precedentes para a humanidade. O que significa para o homem comum a promessa de um futuro de descobertas cósmicas, de riqueza universal, de foguetes, carros velozes, robôs - apenas para ter tudo isso desmoronando diante de seus olhos?

O Sovietwave é originário dos estados ex-soviéticos, e surgiu como um sub-gênero do synthpop com influências do new wave dos anos 80 e do pós-punk. Suas músicas são recheadas de nostalgia pela URSS, tendo muita inspiração nas corridas espaciais, propaganda, retrofuturismo, ficção científica, e das promessas de um futuro utópico que nunca chegou.

retrofuturismo
ретрофутуризм

Tecnologia

Tecnologia russa

As raízes do Sovietwave foram fundadas em um espaço criativo isolado da ascensão analógica da música New Wave ocidental.

O acesso muito limitado à tecnologia de áudio presente em outros países acabou resultando na criação de sintetizadores e equipamentos de gravação distintos do som típico dos anos 80 que conhecemos, e alguns estúdios nas regiões russas fizeram um esforço para trazer de volta esses dispositivos de áudio caseiros, com coleções de gravadores em fita e microfones antigos dos mesmos modelos utilizados pelos líderes soviéticos para discursos públicos e transmissões.

TECNOLOGIA
технология

O Retorno em 2010

A origem do Sovietwave e o retorno do patriotismo russo

Origem

O retorno da esperança
e a origem do sovietwave

As primeiras tentativas de trazer a nostalgia soviética para a música contemporânea começaram por volta dos anos 2000, no auge da popularidade dos gêneros trance eletrônicos, onde artistas russos utilizavam melodias da música eletrônica soviética como base de suas composições.

Mas o auge da expansão do gênero cunhado como Sovietwave acontece desde meados dos anos 2010, com o uso de instrumentos eletrônicos criados na região, como sintetizadores e teremins, samples de músicas, gravações de propagandas e cartuns antigos da época para formar o som eletrônico característico que conhecemos hoje, que pega também elementos do lo-fi e música ambiente. A estética visual é composta principalmente por cartazes de propaganda, além das artes visuais com elementos da corrida espacial e construtivismo russo.