Memórias

Nuvem de Experiências

Nosso projeto envolvia a criação de um site documental centrado na temática de algum gênero musical.
Inicialmente escolhemos o Sovietwave pela estética e sonoridade, mas após algumas pesquisas percebemos o quão poderosa a exploração da história desse gênero seria para transmitir sentimentos de empatia.

Todos temos sonhos que foram perdidos ao longo do tempo, ecos do passado que ainda ressoam dentro de nós.
O Sovietwave é um resultado disso na expressão artística dos ex-soviéticos e seus descendentes, mas também queríamos apresentar isso dentro da nossa realidade.

Por isso coletamos histórias, pequenos depoimentos anônimos sobre o que a Nostalgia pelo Futuro representa para as pessoas dentro de nossos círculos, da nossa realidade brasileira. Cada indivíduo lida de uma forma com esse sentimento, e seus relatos foram eternizados nesses ecos para a posteridade.

“Nostalgia pelo Futuro para mim é a melancolia sobre uma ideia de um futuro inalcançável. Quando eu tinha mais ou menos 10 anos, e eu imaginava a próxima década como sendo extremamente próspera para o Brasil.

Bandas que me despertam esse sentimento são Charlie Brown Jr., Skank, Legião Urbana. Pois foram bandas muito presentes na minha infância.”

“Tenho planos em aberto que achei que já estaria vivendo. Uma música que me traz o sentimento de nostalgia pelo futuro é Índios’, da banda Legião Urbana.

É só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que ainda não vi.”

“Aprendi a ressignificar os sentimentos negativos e viver o presente com consciência. O conceito de Nostalgia pelo Futuro para mim se assemelha à ansiedade.

Como ressignifiquei sentimentos e emoções, vejo as músicas como expressões artísticas que traduzem estes sentimentos. Há vários gêneros meio ‘deprês’, e aí vou para as músicas dor de cotovelo lá das décadas de 1940, 1950...”

“Não sei dizer o que é Nostalgia pelo Futuro, mas já senti. Costumo buscar esse sentimento, que apesar de ser melancólico, é confortável.

Acho que a música #3 do Aphex Twin me dá esse sentimento, não sei ao certo por que, mas sempre que ouço eu sinto.”

“Associo Nostalgia pelo Futuro à música ‘Perfeição’, do Legião Urbana. A ironia sobre nossa hipocrisia, da sociedade 'cristã' consumista, capitalista e indiferente. A sociedade doente produz esse sentimento.

Nosso futuro recomeça, venha, que o que vem é perfeição”

“Às vezes sinto nostalgia pelo futuro quando penso que, quando adolescente, queria ser produtor musical. Mas nunca me esforcei para me desenvolver na área. Pra mim, esse conceito parece resultado de uma insatisfação com a vida que a pessoa tem atualmente.

O que me desperta esse sentimento é ouvir rock, pois ouvia bastante na infância/adolescência e não ouço mais tanto.”

“Nostalgia pelo Futuro me parece um tipo de apego pela frustração.

Se você está no presente ainda tem como realizar algo que não aconteceu, a co-criação pode ser atemporal se souber como realizá-la.”

“Não sei se usaria o nome Nostalgia pelo Futuro, usaria mais ‘saudade do que a gente não viveu’.

Tenho esse sentimento pois vivemos em um presente que inclui Bolsonaro e Coronavírus, e queria que fosse diferente.”

“Quando estou com meus amigos lembro que sempre planejamos morarmos juntos um dia.

Parece um sonho distante com o qual não conseguimos nos desligar.”

“Pela minha percepção, nostalgia pelo futuro é um pensamento e saudade sobre algo que deveria ter ocorrido de uma maneira, mas não ocorreu.

Associo isso a bandas da minha pré-adolescência, que foram momentos de maior expectativa e sonhos sobre o futuro.”

“Assistir desenhos da infância me remete a um tempo de inocência e sem preocupações. Nostalgia pelo futuro é algo que todos querem, mas nunca terão.

O que traz isso pra mim são todas as músicas punk e pop do final do século XX e começo do século XXI.”

“Me imaginava estar em um momento diferente de minha vida nesse momento, alguns anos atrás.

Me imaginava ouvindo Jazz Modal na minha sala de estar ao chegar em casa do trabalho.”

“Comecei uma faculdade que não terminei, sempre que converso com amigos que fiz nessa faculdade e se formaram, tenho esse sentimento de nostalgia pelo futuro.

Também sinto isso quando penso em shows que foram adiados ou cancelados por causa da pandemia. Fico pensando em como estaria relembrando dos momentos do evento que até hoje não aconteceu.”

“Eu sinto que Nostalgia pelo Futuro é algo que acontece o tempo todo. Esse sentimento que é despertado por um cheiro, um filme, uma lembrança, nos leva a um lugar que naquele momento queríamos estar.

Músicas dos anos 2000 me despertam esse sentimento.”

"Minha mãe escutava rádio quando eu era criança. Mesmo nos anos 2000 ainda tocavam muitas músicas dos anos 80. O pós-punk me traz essa sensação de nostalgia.

Eu lembro da paz de acordar nove da manhã, sem preocupação nenhuma, e hoje, como muita coisa mudou, escutar pós-punk me restaura a paz.”

“Nostalgia pelo futuro me remete a lembranças boas que eu tinha de um futuro idealizado na minha cabeça e que não seguiram como planejado.

A percepção de um futuro inocente na cabeça de uma criança e adolescente que muitas vezes nem existe, mas é muito bom viver estes momentos num pensamento irreal.”

“Imaginava carros voadores, trabalhos braçais/repetitivos automatizados e o mundo inteiro vivendo com fartura e distribuição de renda mais igualitária.

Pra mim nostalgia pelo futuro é um sonho que ainda não se concretizou, eu o associo ao gênero Lo-fi, talvez, por ter muitos elementos eletrônicos, mas ser suave, ou seja, sem ser exatamente um futuro frenético como música eletrônica.”

“Sinto nostalgia do futuro ao assistir ou jogar títulos antigos de infância, frequentar lugares que um dia foram importantes para mim, conversar sobre lembranças e tempos passados que jamais voltarão.

Sinto ansiedade, alegria e nervosismo por algo que ainda está por vir”

“Nostalgia pelo Futuro é imaginar como as coisas poderiam ter sido, mas não são. Seja por escolhas ou fatores externos.

A pandemia e o cenário político atual trazem muito dessa incerteza, mas eu também sinto nostalgia pelo futuro a nível mais pessoal por não ter sido honesta com meus sentimentos antes, e questiono como teria sido minha vida (ou seria agora) se eu tivesse admitido que também sinto atração pelo mesmo gênero, mesmo que eu ame meu namorado hoje e não queira deixá-lo por isso. Uma música que traduz essa situação para mim é ‘Cherry’, da cantora Rina Sawayama.

Even though I'm satisfied, I live my life within a lie. Holding on to feelings I'm not used to feeling, 'cause oh they make me feel alive."

“As altas expectativas criadas/impostas pela sociedade não são atingidas quando o cenário atual muda de modo imprevisto.

Uma música que me desperta o sentimento de nostalgia pelo futuro é ‘Drivers License’ da cantora Olivia Rodrigo, assim como músicas sobre decepções amorosas no geral. Pela realização de que o presente não condiz com o futuro prometido no passado.

I guess you didn't mean what you wrote in that song about me. 'Cause you said forever, now I drive alone past your street."

“Tenho 3 exemplos da nostalgia pelo futuro para mim; uma por conta do término de um namoro, outra por conta de um cargo não atingido, e a última por conta da pandemia.

É uma sensação ruim de ansiedade. A música ‘Through Glass’ da banda ‘Stone Sour’ foi bem marcante, principalmente na ocasião do término, e a letra ilustra bem uma frustração.

I'm looking at you through the glass, don't know how much time has passed. All I know is that it feels like forever when no one ever tells you that forever feels like home, sitting all alone inside your head."